Depressão: um mal do século?

Dentre as novas doenças, uma tem se destacado com muita intensidade: a depressão. A depressão representa uma das doenças mais comuns da contemporaneidade, mas já é conhecida desde a antiguidade. Porém, só há passou a ser vista como doença. Ela é caracterizada por um estado de humor deprimido. A pessoa fica angustiada, desanimada, sente-se sem energia e uma tristeza profunda, às vezes acompanhada de tédio e indiferença. Quando os sentimentos são muitos e confusos, o indivíduo pode ter a impressão de que não tem sentimentos. As atividades normais do dia-a-dia passam a não ter mais importância e a pessoa passa a encarar até as tarefas mais simples como se fosse um grande esforço.

O destaque tem se dado pelo alto índice de casos registrados. Para se ter uma idéia, a doença atinge 6% da população mundial (7,5 milhões de pessoas só no Brasil), podendo levar ao suicídio nos casos mais graves e debilitar o sistema imunológico a ponto de permitir o aparecimento de doenças graves. Segundo a OMS, de 10% a 20% das pessoas vão sofrer de depressão em algum momento de suas vidas.

É obvia a dificuldade de manter sempre uma postura de motivação diante de tantos conflitos. No entanto, também são grandes as possibilidades de apoio para superação. Além do esforço pessoal que deve existir, pode-se contar com profissionais que são capacitados para tratar da doença. Amigos e parentes também podem ser indispensáveis para a cura ou controle desse outro mal do século.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Moral da história

Sentimentos que podem ser destrutivos.