Dicas sobre apresentações

Como melhorar a voz


O tom e o volume da voz são pontos cruciais em uma apresentação. Entender como o sistema vocal funciona e como se pode controlá-lo para manipular o som da voz-é parte essencial do preparo para uma apresentação de sucesso.
 
1- RESPIRAÇÃO CORRETA

Respire devagar e profundamente para melhorar o fluxo de oxigênio para o corpo e, assim, o fluxo de sangue para o cérebro. Isso o ajudará a pensar com mais clareza, o que, por sua vez, ajudará a ordenar os pensamentos ao falar na frente de uma platéia. Inspirar mais oxigênio também melhora o fluxo de ar para as cordas vocais, o que dá clareza à voz e contribui para manter a calma.
 
2- COMO CONTROLAR A VOZ

O som é produzido quando o ar passa pelas cordas(pregas) vocais, fazendo-as vibrar. Assim, o primeiro requisito para se falar com clareza é o bom suprimento de ar para os pulmões. Você pode melhorar a captação de ar por meio de um exercício muito simples de respiração:
INSPIRAÇÃO - Inspirar devagar e profundamente o ar pelo nariz, até sentir o abdome expandir. Segure a respiração até não poder mais. EXPIRAÇÃO - expirar o ar pela boca o mais profundamente possível, forçando todo o ar para fora a medida que o abdome se contrai. O segundo requisito é uma laringe em boas condições, pois nela estão abrigadas as cordas vocais. Faça um esforço para descansar sua laringe um dia antes de sua apresentação, falando menos que o normal.
 
 
3- ENTONAÇÃO E ALTURA

Como em português a única diferença entre uma pergunta e uma afirmação é a entonação da frase, uma afirmação do tipo “a margem de lucro deve ser aumentada” pode ser tomada por pergunta se a entonação subir nas sílabas finais. Para transmitir a mensagem correta, sempre use cuidadosamente a entonação e a altura da voz. A platéia deve entender o sentido exato de suas palavras.

LEMBRETES
-Chupe uma bala de menta ou de mel logo antes da apresentação.
-Se possível faça exercício de ioga para melhorar a profundidade de  sua respiração.
-Treine mudar a entonação de algumas frases.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Moral da história

Sentimentos que podem ser destrutivos.